segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Bolonhesa Gratinada com Molho Bechamel

Uma coisa que adoro fazer é esparguete à bolonhesa, mas o pessoal cá em casa olha sempre meio de lado, então resolvi tentar algo diferente, mas que ainda contivesse o molho que eu tanto gosto. Lembrei-me de gratinar, visto que o esparguete ia ficar todo colado sem piada, resolvi usar massa fusili e pra não ficar seca adicionei molho bechamel (feito em casa pois não tinha de pacote). Cá em casa gostaram muito e já conto dentre em breve repetir.

Porção: 6pessoas 4 glutões

Tempo de confecção: 30-40 minutos

Ingredientes:

400g Carne Picada (qualquer que queiram usar)

300g Massa Fusili

400g Tomate em Pedaços (eu usei uns enlatados do continente, mas também podem usar tomate pelado)

250ml Polpa de Tomate

3 Alhos

3 Cebolas

1/2 Pimento Vermelho

1 Folha de Louro

3 Fatias de Chourição

4 c.sopa Azeite

1 Pacote Molho Bechamel

200g Queijo da Ilha Ralado (podem usar outro)

Sal, Pimenta qb

Preparação:

Coloquei uma panela ao lume com o azeite e outra com água (com um fio de azeite e um pouco de sal) para cozer a massa. Quando o azeite ficou quente, juntei a cebola picada e refoguei até reduzir o volume e ficar translúcida, de seguida adicionei os alhos picados, o louro e o chourição cortado em pedacinhos, deixei o chourição começar a largar a sua gordura e adicionei o meio pimento picadinho e o tomate directamente da lata. Assim que começou a borbulhar adicionei a carne picada e a polpa e deixei cozer durante 10minutos, enquanto isso a massa já tinha sido adicionada à água que já fervia, quando a carne terminou de cozer e de reduzir o molho, a massa já estava pronta, para que não coze-se demais, escorri adicionei um pouco de margarina líquida (pra não colar) e rectificai o sal. De seguida peguei num pirex oval grande e coloquei a bolonhesa no fundo, seguida da massa, do molho bechamel e do queijo, levei ao forno em lume muito alto(não sei a temperatura certa, mas num fogão "tradicional" é o máximo), deixei gratinar por 15minutos(estava com pressa por isso não pude deixar mais tempo, mais o ideal era uns 25min) até o queijo derreter e começar a ficar douradinho.

PS: Na foto a massa não parece nada gratinada pois apanhei a parte de dentro da massa, mas o topo ficou mais amarelinho (ao jantar deixei mais 20minutos no forno e ficou prefeito).

1 comentário:

  1. Eu cá gosto muito de massa, bolonhesa e gratinados... Logo essa receita tem tudo pra eu adorar :).
    bjinhus

    ResponderEliminar